75Kw em 2020

31 de Dezembro de 2020 - Tempo de leitura: 2 minutos

No ano de 2020 que acabou agorinha, nossa produção e consumo foi de 75Kw conforme nossos registros. Como ainda não temos um wattímetro para realizar a aferição precisa e o Sonoff Pow R2 não teve um desempenho satisfatório nessa tarefa, o modo que temos para poder medir é através do log de histórico do controlador de carga Fang. O wattímetro não está nas prioridades de atualização do sistema, mas é um item opcional desejado.

O impacto na conta de energia elétrica é evidente e animador não apenas pra gente que utiliza, mas para todas as pessoas que necessitam de recursos hídricos bem dimensionados, onde populações tradicionais são expulsas da terra que será atingida por barragens, a gravíssima situação do Pará que acompanhamos com muita tristeza nessa ano de 2020. Tivemos uma economia entre 30% e 40% nas duas primeiras contas, mesmo nesses meses em que a tarifa esteve com bandeira vermelha e amarela. E a perspectiva é que a medida que formos conhecendo mais as capacidades e limitações de nosso sistema de energia elétrica fotovoltaica off-grid, possamos adicionar outras cargas (equipamentos, iluminação, usb, etc...) e buscar reduzir ainda mais essa conta e aumentar nossa autonomia.

Este não apenas um objetivo individual, mas nos sentimos parte de uma comunidade de pessoas que está preocupada, interessada e agindo para que possamos repensar os hábitos de consumo de energia elétrica, quais são os impactos disso na natureza e nas populações. Bem como um exemplo de que é possível fazer sem grandes investimos, sem muitos recursos técnicos e com uma boa dose de boa vontade.

Nos encontramos no ano que vem.

Na imagem o mostrador do inversor exibindo 84W de consumo.


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais