Energia solar não é para seu ar-condicionado

25 de Março de 2019 - Tempo de leitura: ~1 minuto

É bem comum as pessoas pensarem que a utilização de energia elétrica fotovoltaica deve ser utilizada para geração de energia de um grande eletrodoméstico como um ar-condicionado ou geladeira. Este é um problema na hora de dimensionar projetos de microgeração off-grid. Muitas vezes se forem somados os consumos de lâmpadas, computadores, TV led e pequenos aparelhos você terá uma faixa de consumo significativa para calcular o tamanho do projeto que você poderá dimensionar. E, esta soma é menor que o consumo dos grandes aparelhos juntos. Pense nisso! Nossa sugestão é começar com um painel/placa e uma bateria, ligar alguns equipamentos e aos poucos você vai ampliando a sua geração e os equipamentos conectados em seu sistema off-grid.

Já o ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e motores resistivos é melhor você seguir utilizando a energia da concessionária. Afinal de contas o consumo desses equipamentos é bem grande, exigem um controle de pico quando são ligados e você teria que ser o “Rei da Energia Solar” para poder dar conta de tudo isso. Não são todas as pessoas que tem condições financeiras para desenvolver um projeto on-grid, mas nesses casos, esse tipo de sistema utilizando microinversores é bem mais inteligente e obviamente, muito mais caros.

Conclusão: Se você quer começar a microgeração de energia solar em sua casa, comece pensando quais são os equipamentos que são utilizados com mais frequência e faça o dimensionamento para esses aparelhos. Depois que você descobrir os macetes e os problemas poderá ampliar sua geração. Bons projetos!


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais