Foi dada a largada!

29 de Outubro de 2019 - Tempo de leitura: ~1 minuto

 Agora que temos bateria, sol quase de verão e muita ansiedade, vamos colocar a produção de energia solar para fazer nossos livros. Ainda em regime de testes mas intensificando a utilização. Sabemos que há muito ainda por fazer e que nossas condições não são favoráveis para uma geração considerada excelente, uma vez que a placa solar está voltada para o Sul, numa área de sombra e com inclinação de 72 graus. Mas é o suficiente para carregar a bateria durante algumas horas até o horário de iniciar as impressões e rodar as duas impressoras até próximo às 20h.

Na imagem, uma mesinha de camping com uma almofada para o gato deitar, uma caixa de madeira com a bateria dentro, computador, teclado, um rádio antigo e a placa solar fotovoltaica em cima da mesa apoiada na parede.


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais