Agora são 600Wp instalados

29 de Novembro de 2020 - Tempo de leitura: ~1 minuto

Hoje a gente acordou bem cedinho e começou a cortar canos de PVC de 40mm para fazer nosso segundo suporte de painéis solares. A compa abobrinha fez o cálculo para determinar o ângulo de 20º e chegamos na seguinte medida:

Pés traseiros: 101 cm
Pés dianteiros: 62 cm
Tubo de sustentação lateral (2x): 99 cm
Tubo de sustentação superior (2x): 62 cm
Tubo de sustentação inferior (2x): 62 cm

Foram utilizados 6 conexões "T", 4 joelhos ou cotovelo (conforme a região), 10m de canos PVC de 40mm para água, uma bisnaga média de cola para tubulação PVC (qualquer marca), parafusos, porcas e roscas borboleta conforme sua disponibilidade. É importante uma serra de arco com guia de meia esquadria ou mesmo uma serra tico-tico, lixa, uma furadeira/parafusadeira e obviamente, uma pá para cavar cerca de 20cm para fixar o suporte na terra.

Na imagem abobrinha apresenta suas ferramentas de trabalho e no segundo plano os suportes devidamente instalados.


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais