Cover Image

Atualização: chave de transferência automática e ampliação do sistema

28 de Fevereiro de 2022 - Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de problemas de segurança ao utilizar a chave de transferência manual perdemos um inversor de energia de 3.000W e tivemos que substituir provisoriamente por um equipamento de 600Wp (onda pura) e suspender a utilização de transferências utilizando o equipamento.

Existem diversos modelos de Chave de Transferência Automática / Automatic Transfer Switch (ATS) disponíveis no Brasil tendo em comum a aplicação para sistemas maiores, de uso corporativos ou aplicação em racks em aplicações de estações móveis ou unidades de gerenciamento de médio porte. Como pode-se constatar, as pequenas instalações não possuem muitas alternativas e os preços dos equipamentos disponíveis são impeditivos para quem utiliza parte dos recursos financeiros da venda de livros. Com isso, aceitamos os conselhos dos Youtubers Luciano Batista e Eduardo Aquino, que recomendaram um equipamento importado da marca Moes, modelo ATS11K. O equipamento é vendido em sites populares da China, chegou rapidinho e não foi taxado.

Informações disponíveis:

A instalação foi bem simples, as maior dificuldade se deu em função do dia quente de verão e como você pode perceber na imagem, o reboco das paredes da sala editora é bastante fraco e não aguentou buchas de 5mm. Por garantia fizemos o teste com buchas de 6mm e simplesmente não aguentou também. Com isso optamos por colocar duas buchas de 6mm com parafusos de 5mm x 50mm bem firmes e fixar uma moldura de MDF com o pôster da Amelié Poulain.

Sabemos que o ideal seria a colocação de um quadro de acrílico laranja, ou uma chapa de PS ou mesmo como solução alternativa, um placa de MDF/compensado naval. Mas dadas as dificuldades de encontrar esses materiais em meio ao feriado de carnaval e a necessidade de fixação utilizando buchas de fixação mecânica (parabolt), optamos por fazer assim mesmo. Deu certo a gambiarra!

Agradecemos imensamente nossa amizade Jesse, que subiu no forro da casa para fazer a ampliação do sistema e agora temos a distribuição do sistema de energia solar fotovoltaica em dois pontos. Valeu pelo carinho e pelo ótimo dia de conversas agradáveis.

No total, foram gastos cerca de mil reais na aquisição da chave, condutores elétricos para ampliação da rede, tomadas sobrepostas no sistema x, disjuntores bipolares AC, terminais tubulares, parafusos e buchas diversos, grampos fixa-fio e plugues.

Encerramos o dia com um excelente café da tarde no espaço da editora.


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais