Raspberry Pi na energia solar há 7 anos

3 de Junho de 2019 - Tempo de leitura: ~1 minuto

O escritor Carl Horne é um apaixonado por tecnologia e decidiu ligar o seu Raspberry Pi na energia solar através de duas placas fotovoltaicas (PV) e rodar um servidor para hospedar sites, blogs e sistemas locais. No servidor é possível acompanhar os updates do sistema, relatos de downtime, gráficos de utilização e relatos do autor sobre a implementação. Inacreditavelmente o bichinho está ligado desde o dia 20 de Março de 2012! Que loucura bicho!

Já existem alguns sistemas mais modernos de monitoramento de Raspberrys, como o RPi-Monitor e o Webmin. Mas penso que alguns monitores como o PiSolMan e o SunControl, podem ser muito interessantes (apesar dos preços), uma vez que prometem fazer a leitura da energia e geração do sistema solar.


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais