Furto no sistema

6 de Abril de 2019 - Tempo de leitura: ~1 minuto

Na madrugada do dia 3 de Abril de 2019 alguém pulou uma grade bem alta para tentar furtar nosso sistema de energia solar. Como o painel é grande e está atrás de outra grade da janela, não foi possível. Restou ao visitante puxar os cabos e tentar levar o que viesse. Enfim, perdemos somente o Controlador de Carga com Backlight no LCD, 30A com duas portas USB. Curiosamente, o Orange Pi Lite que utilizamos para hospedar este hotsite estava conectado ao controlador por um cabo USB que foi deixado.

Aqui não há espaço para criminalização da pobreza, tampouco do furto, principalmente de algo de baixo valor enquanto ricos e poderosos roubam de toda a sociedade. Porém, penso que tal objeto terá pouco ou nenhum valor de troca, o que torna o fato lamentável.

Por aqui havia um controlador reserva de 30A que foi orgulhosamente doado a alguns meses, e temos um controlador de 10A que pode ser instalado como uma alternativa temporária. Mas como estamos nos mudando para uma outra casa ou apartamento nos próximos dias, não será utilizado (a mudança não está relacionada ao evento). O Orange Pi está ligado na rede da concessionária até a próxima atualização deste hotsite. Comprei um controlador exatamente igual ao anterior e agora é só aguardar 30 dias até chegar. Voltaremos!


Neste momento, a Editora Monstro dos Mares está funcionando com energia solar em 100% da sua necessidade energética — computadores, impressora, periféricos e iluminação. Neste blog compartilhamos nossos acertos, erros, referências e ideias para o nosso sistema de energia fotovoltaica off-grid como uma alternativa à precarização das relações econômicas e de dependência direta das estruturas do grande capital. Podendo ser a energia solar uma opção viável para ampliar a autonomia de pessoas e comunidades. Saiba mais